Pilkington - Turin
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Formas e Transparências

Houve uma época em que os vidros dos carros eram simples painéis sem formas. Atualmente, as superfícies dos vidros dos carros são maiores para aumentar a visibilidade de fora e quantidade de luz no interior. O estilo dos vidros faz com que sejam mais difíceis de se encaixar em todos os tipos de carros, são mais bonitos, mas o que é mais importante é que atualmente têm serviços adicionais, tais como dispositivos de desembaçamento, compensadores de temperatura, antenas de radiofrequência e sistemas de insonorização e segurança.

Encaixar vidros com tiras de borracha é cada vez menos utilizado; em seu lugar, o vidro é colado o que faz com que torne em um componente a mais da carroceria, e, portanto, tem que reunir características estruturais e de encaixe parecidas com as da chapa. Por conseguinte, os fabricantes de vidro tiveram que adaptar suas tecnologias de produção a esta peça essencial para a evolução do automóvel. Isto não foi fácil nem rápido. Tiveram que ser formados novos centros de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de definir, inspecionar e apresentar novas soluções tecnológicas para a produção.


O Pilkington Group Limited é um dos maiores fabricantes de produtos de vidro no mundo para o mercado da construção e automotivo. Tem atividades de produção em 24 países e de vendas em 130 países. O Pilkington foi fundado em 1826 e foi uma empresa privada até 1970, época em que suas ações foram vendidas na Bolsa de Londres. Durante os últimos dez anos, o Pilkington criou três centros de desenvolvimento (o centro de sistemas de vitrificação, o

CSA) para as tecnologias dos produtos e as operações terciárias para servir as três principais regiões: Estados Unidos, Ásia e Europa.
Para falar sobre este assunto, entrevistamos Sérgio Pulcini, que é o encarregado da definição dos protótipos e de P&D do Centro CSA de Pilkington Europa, com sede em Turino...

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