Meccanica Ponte Chiese - Brescia
Meccanica Ponte Chiese - Brescia

Automação à enésima potência

Uma fábrica automatizada, ciclos de trabalho sem supervisão, os FMSs, as AGVs… Na década dos anos oitenta, estes conceitos eram alguns dos assuntos de discussão que mais se ouviam no mundo industrial. As empresas sonhavam em um futuro no qual haveria usinas nas quais alguns poucos homens de camisa branca; a partir da “sala dos botões” controlariam máquinas e haveria autômatas que trabalhariam e produziriam todo tipo de componentes e de produtos acabados.

Uma parte desta teoria se tornou realidade, sobretudo em grandes organizações produtivas, mas confrontaram a impossibilidade de pagar a mente humana dos ciclos de produção. Atualmente, a automatização é olhada com mais cautela, com mais realismo e é aplicada onde for possível fazê-lo e economicamente justificável.


Giovanni Ferraboli é o proprietário da Meccanica Ponte Chiese de Brescia, no coração da zona norte industrial da Itália. A sua empresa é pequena e desde 1973 apostou na automatização industrial e a utilizou plenamente, mas com fins diferentes aos quais lhe diziam os partidários da fábrica automática.


Na MPC não são produzidas grandes séries de peças, não são geridas por milhares de milhões de códigos, porém, são alimentados cinco centros de usinagem de 4 e 5 eixos; são as AGVs guiadas por fios, controladas por um sistema automático de supervisão que distribui nas máquinas as peças que tem de ser trabalhadas segundo as prioridades produtivas designadas e a disponibilidade das máquinas particulares.
Quatro estágios nos quais, neste caso, “os humanos” colocam as peças nos aparelhos...

Entre em contato

>> Contatos

Aqui você encontra os contatos de Vendas, Pós-Venda e Suporte para sua região.

» Formulário de Informação Entre em contato usando o Formulário de Informação.


Print Print