Ford - Brasil
Ford - Brasil

João Marcos Ramos: uma questão de estilo

A Ford Brasil iniciou suas atividades cedo, em 1919, com a montagem de automóveis e caminhões. Desde então, os investimentos do fabricante norte-americano na América do Sul foram multiplicados e atualmente a Ford conta com muitos centros no Brasil. Em Taubaté, Estado de São Paulo, são produzidos motores (ali foi fabricado pela primeira vez o motor Zetec RoCam), sistemas de transmissão de outros componentes, que foram desenvolvidos de acordo com o conceito de “Lean Manufacturing” (Produção Enxuta). A fábrica tem uma capacidade produtiva de 250.000 motores por ano e 450.000 sistemas de transmissão por ano.

Em São Bernardo do Campo são produzidos automóveis e caminhões. E ainda mais carros: cerca de 250.000 automóveis por ano saem do centro de Camaçari, no estado da Bahia.


Nos quatro milhões de metros quadrados do Centro de Provas de Tatuí, no estado de São Paulo, os avançados sistemas de coleta de dados realizam todos os tipos de provas e avaliações do produto acabado. O Complexo Industrial Ford Nordeste de Camaçari é o mais novo dos centros da Ford na América do Sul. Foi inaugurado em 2001 com a cooperação de 30 fornecedores.


Com este novo investimento da empresa norte-americana, que nasce com o nome de “Projeto Ford Amazon”, foi introduzida no mercado brasileiro uma nova gama de produtos dedicados ao mercado local.


A adoção das tecnologias mais modernas e dos conceitos produtivos mais avançados, tais como o Modular Sequential Assembling (Montagem Sequencial Modular) a Ford Nordeste se tornou ma planta piloto no mundo inteiro.


Os fornecedores participam de forma direta na realização das linhas de montagem e na definição dos processos, dividindo, assim, a responsabilidade e a atividade de instalação. A Hexagon Metrology do Brasil foi escolhida como a principal fornecedora de sistemas de controle dimensional para o centro, não só de máquinas e robôs de medição, mas também de fundações, cabines climatizadas, integrações e programações. Um grande projeto-chave. Além das máquinas de medição on-line para a sala central de metrologia, a Hexagon Metrology do Brasil forneceu um braço horizontal VENTO, com um novo sistema de fresagem ligeira de modelos, para o Departamento de Desenvolvimento de Produtos. Foi um projeto de comprometimento, em virtude da necessidade de a Ford concentrar, na mesma máquina, todas as atividades possíveis, desde a medição por contato à medição utilizando apalpadores a laser, desde a digitalização à reconstrução matemática das superfícies e da fresagem. O sucesso da primeira instalação levou à Ford a solicitar recentemente dois novos braços horizontais PRIMA e a opção de fresagem para dois braços VENTO que já possuem...

Entre em contato

>> Contatos

Aqui você encontra os contatos de Vendas, Pós-Venda e Suporte para sua região.

» Formulário de Informação Entre em contato usando o Formulário de Informação.


Print Print