DaimlerChrysler - Bremen
Caso de Sucesso DaimlerChrysler - Bremen

Leica T-Probe/Leica T-Scan – Conjunto perfeito para a inspeção de carrocerias básicas

A DaimlerChrysler confia no apalpador sem fio e no escaner portátil de alta velocidade da Leica Geosystems para a montagem ótima de peças. A primeira coisa que se percebe ao percorrer de cima para baixo os intermináveis corredores da planta ultramoderna da DaimlerChrysler em Bremen, é a quase completa ausência de pessoas. Centenas de robôs fazem o trabalho com precisão cirúrgica, colocando em seu lugar as diferentes peças de metal laminado, soldando-as entre si, movimentando peças acabadas à próxima estação e transportando os produtos através do transporte elevado para otimizar a utilização do espaço. Vistos de longe, os ubíquos robôs parecem estar dançando. Os poucos funcionários da planta que podem ser vistos utilizam bicicletas clássicas para se deslocarem rapidamente entre as diferentes dependências da planta: a alta tecnologia tropeçando com a baixa tecnologia que aqui existem lado-a-lado.

O avanço tecnológico nos processos de manufatura teve como consequência formas audaciosas das carrocerias tenham dado o salto desde a mesa do desenhista à linha de montagem. No passado não tão distante, os automóveis tinham formas quadrangulares, relativamente simples, com suas peças individuais encaixadas entre si ao longo das linhas mais ou menos retas. Por outro lado, os automóveis atuais fazem alarde das formas mais complexas que as do passo. E, por sua vez, a tarefa de inspecionar como as distintas peças são unidas entre si, tornou-se mais complexa.

O Departamento de Otimização de Processos de Estruturas Básicas lida com a tarefa de inspecionar a maneira na qual as diferentes peças da carroceria encaixam entre si; e, mais importante ainda, baseado nas medições efetuadas, proporcionar informação às linhas de produção a fim de que possam fazer os ajustes necessários em suas ferramentas.

Procurando o encaixe perfeito, Henning Siemers, engenheiro de operações, efetua as tarefas de medição e inspeção nas estruturas de carrocerias brutas (BIW – Body-in-White, por sua sigla em inglês). Ele explica: «Nosso trabalho consiste de várias peças diferentes independentes e todas elas têm que ser encaixas com perfeição. A nossa primeira tarefa é examinar todo o BIW, tanto cada uma das peças como a carroceria completa, incluindo os orifícios nos painéis, e, depois, analisar os dados obtidos. A partir das análises efetuadas voltamos às instalações de produção, fazemos ajustes nas ferramentas e verificamos que as peças dos automóveis resultantes encaixem perfeitamente...

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