DONAKO - Wroclaw
Estudo de Caso DONAKO - Wroclaw

O braço de medição portátil da Hexagon Metrology ajuda na fabricação de geradores elétricos

Não podemos imaginar a vida sem energia, mas a realidade é que a matéria prima para obter energia de fontes naturais é reduzida cada vez mais. Por isso, as energias renováveis são o futuro; um futuro no qual vale a pena investir e o qual merece ser apoiado. Isto é o que a DONAKO faz; um fabricante de subsistemas de equipamentos elétricos cujos clientes são líderes mundiais no setor energético. Ao tentar atingir a perfeição na fabricação de componentes, assim como ao levantar o olhar para o futuro, a DONAKO decidiu confiar na solução portátil da Hexagon Metrology: o braço de medição ROMER Absolute Arm. Graças a este sistema, o contínuo aumento da qualidade no processo de fabricação se converte em realidade.

A marca distintiva desta empresa é, com absoluta certeza, a sua extensa tradição. A DONAKO surgiu a partir da parceria de empresas de fabricação de equipamentos elétricos M-5 da região polonesa de Dolny Slask (Dolnoslskie Zakłady Wytwórcze Maszyn Elektrycznych M-5), fundada em 1947. A sociedade surgiu com seu nome atual em 1995 como empresa filial da ABB Dolmel Drives Ltd. A larga experiência da DONAKO a situa indiscutivelmente no topo das empresas do setor energético.

Da metrologia tradicional ao braço ROMER Absolute Arm
Há somente dois anos, a DONAKO realizava o processo de controle de qualidade através de sistemas de metrologia tradicionais. Como a DONAKO tem seguido as tendências mais atuais e tem decidido fazer a frente de uns requisitos de qualidade cada vez mais elevados, a empresa decidiu aplicar o sistema de medição ROMER Absolute Arm. Graças a esse sistema, foi registrado um notável aumento da qualidade da produção. O design ergonômico e o uso intuitivo do braço conseguiram que o ROMER Absolute Arm ganhe a confiança dos operadores da DONAKO, de forma imediata. «A implementação do braço e os benefícios que supõem o seu uso foram produzidos de um modo mais rápido do que imaginávamos», afirma Jacek Zebracki, Chefe de Controle de Qualidade da DONAKO.

Controle de qualidade de subsistemas de geradores elétricos
O ROMER Absolute Arm é utilizado principalmente para medir elementos soldados e chapas de rotores que formam parte dos componentes dos geradores elétricos. O braço tem um alcance de 4,5 m, o que lhe permite realizar medições em elementos enormes dos geradores com uma margem de erro de ±0,1 mm. Graças ao sistema leap-frog, que faz parte do equipamento, é possível realizar medições de elementos de grandes dimensões em inúmeras superfícies de difícil acesso. O fato de que o braço empregue o software de medição mais utilizado em todo o mundo (PC-DMIS) faz com que os operadores da DONAKO não tenham problemas na hora de controlar inclusive as dimensões intermediárias que antes da implementação do braço resultavam ser uma tarefa entediante e custosa. A mobilidade do braço tem obtido a aprovação dos operadores da DONAKO, que realizam medições em diversos centros da Empresa. Isto também é possível graças a que o braço conta com um pacote de mobilidade (bateria e módulo Wi-Fi), assim como sua tecnologia de fabricação (fibra de carbono)...

Entre em contato

>> Contatos

Aqui você encontra os contatos de Vendas, Pós-Venda e Suporte para sua região.

» Formulário de Informação Entre em contato usando o Formulário de Informação.


Print Print