Airbus - Toulouse
Caso de Sucesso Airbus - Toulouse

Airbus A380: um desafio de montagem em grande escala

O A380 é o avião comercial mais moderno, espaçoso e com o melhor desempenho de todos os tempos. Este avião, que foi apresentado em dezembro de 2000 e o qual a Airbus definiu como «a jóia do Século XXI», foi desenhado em estreita cooperação com as principais empresas aéreas, autoridades aeroportuárias e departamentos oficiais.

O A380 está equipado com as tecnologias mais modernas nos quesitos materiais, sistemas e processos industriais e cumpre com os requisitos internacionais mais estritos na questão de certificação. O desenho do A380 é europeu, por excelência, pois foram quatro os países que participaram em sua manufatura: Alemanha, Reino Unido, Espanha e França.

As instalações em Jean-Luc Lagardère, Toulouse, são essenciais para o A380 porque é nelas onde são recebidos todos os elementos necessários para a montagem do avião. A cadeia de montagem do último modelo Airbus está dividida em várias unidades. A Unidade 1 está encarregada da montagem estrutural do avião e na Unidade 2 são efetuados os ensaios do avião já montado: provas de esforço, preenchimento hidráulico, instalação de verificação do sistema, equipamento de controle de vôo... Na Unidade 3 são efetuados os ensaios exteriores que deixam o avião pronto para o primeiro vôo.

O posto 40 da Unidade 1 está encarregado da montagem final do avião (estrutura da asa/asas). Para tal, se faz referência a cada elemento (estrutura da asa/asas) em relação aos demais. Isto pressupõe respeitar a geometria do avião definida pelo departamento de desenho. O projeto de construção do A380 foi iniciado em 1998 e estabeleceu vários desafios: as enormes dimensões das estruturadas asas, a forma ovóide do avião (circular em outros casos) ou a fuselagem com ponte dupla. O objetivo era eliminar também os gabaritos de referência que eram utilizados até o programa A340. Estes gabaritos deviam ser muito precisos para proceder à montagem do avião, e, além disso, era necessário efetuar uma verificação periódica, pois era o próprio gabarito o que garantia a posição das estruturas das asas no espaço...

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