Airbus - St. Eloi
Caso de Sucesso Airbus - St. Eloi

Dois trackers laser instalados em paralelo, para efetuar a medição de mastros do reator do Airbus

A primeira idéia para a construção de uma segunda sala de medição foi descartada rapidamente: «a falta de espaço e as dificuldades para reproduzir uma sala de medição idêntica nos obrigaram a tentar ganhar tempo de outro modo» explica o Sr. Richer. Nasceu então a idéia de instalar em paralelos dois trackers laser da Leica Geosystems para sincronizar a medição, estribando a máxima dificuldade em configurar o sistema da maneira mais simples possível para os usuários. A equipe do Saint-Eloi entrou em contato com o Departamento de Suporta da central da Leica Geosystems, na Suíça, e os programadores de ambas as empresas puseram as mãos à obra.

Trata-se de uma estrutura praticamente invisível para os passageiros, pois os mastros vão ocultos sob diferentes coberturas aerodinâmicas em baixo das asas. Não obstante, se trata de uma verdadeira «peça-mestra». Os quase 4.000 suportes permitem que esta estrutura resista os esforços aos quais é submetida. De fato, através dos mastros de reator que transmitem todos os esforços do avião, passam também os condutos de fornecimento (os sistemas hidráulicos, os carburantes, a corrente elétrica, o ar-condicionado). Eles suportam mudanças de temperatura de -40º, no vôo, até 200 ºC ou inclusive 300 ºC durante a partida dos reatores, estando submetidos a esforços vibratórios muito altos. Também, o mastro de reator é um importante componente aerodinâmico para o fluxo de ar do reator. A qualidade de manufatura desta peça é, portanto, essencial para garantir a segurança e o desempenho do avião.

Na sala de medição da usina de mastros de reator de St.Eloi é controlado o 100% dos mastros antes de sua montagem no avião. A cadência é de 80 mastros de reator por mês. Francos Richer, coordenador de clientes de companhias aéreas no marco da gestão de qualidade, explica: «os primeiros instrumentos de medição e controle de mastros de reator foram os teodolitos Kern com uma câmera e faixas de medição adesivas. A visualização por tratamento de imagens constituiu um verdadeiro avanço tecnológico nessa época, os anos 90. Em 1999, a Airbus St. «Eloi adquiriu dois trackers laser Leica LTD500 que foram utilizados de forma sequencial, podendo medir, naquela época, aproximadamente 600 de mastro por ano.» O aumento exponencial de manufatura de aviões motivado pela crescente demanda satura rapidamente a sala de medição. O Sr. Richer acrescenta: «com o objetivo de incrementar a cadência em 54% no período 2006-2010 tínhamos que reagir e encontrar uma solução para este problema»...

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