Airbus - Bremen
Caso de Sucesso Airbus - Bremen

Novos patamares de medição de precisão

Não é necessário dizer que as inexatidões de medição durante a construção da aeronave pode ter enormes consequências negativas. É por isto que as questões da garantia da qualidade e da tecnologia de medição são de uma importância primordial nos domínios da aviação e das viagens espaciais. E, por isto também, que a Airbus não utilizada menos de sete Trackers laser da Leica Geosystems na sua usina em Bremen, Alemanha. Ao utilizar o Laser Tracker em combinação com o novo Leica T-Probe, a equipe, baseada em Bremen, tem conseguido atingir economias consideráveis em termos de custo e tempo.

A Airbus Engenharia e Manufatura é gerida centralmente, mas depende de práticas de trabalho completamente integradas, funcionalmente entrosadas e transnacionais, que compõem a capacidade e o conhecimento de 16 distintos locais na Alemanha, na França, na Espanha e no Reino Unido. Cada local produz setores completos de aeronaves, que são, como consequência, transportados, com motivo de montagem final, até Toulouse ou Hamburgo, respectivamente. Além disso, os componentes individuais para as peças alemãs da aeronave, os membros da equipe da fábrica em Bremen produzem todas as abas (flaps) de aterrissagem do Airbus no processo estrutural de montagem. Eles também preparam as montagens das asas dos tipos de aeronave A330 e A340. Estas são tarefas que requerem muitas exigências, de altíssimo nível de precisão. Para garantir que estes níveis sejam atingidos na prática, a equipe da Bremen emprega sete Trackers laser da Leica Geosystems.

Erwin Hoffmann é o chefe do departamento da equipe de nove membros que lidam com a tecnologia de medição, cujas tarefas incluem a análise dos componentes de grande capacidade, a desmontagem e remoção dos instrumentos de produção, acompanhamento dos sistemas de exame e calibração de todos os sistemas de exame no local.  Ele diz: «Recebemos o nosso primeiro Tracker em janeiro de 1999.  Por causa dos tipos de problemas que foram confrontados naquela época, em relação à produção do EF200 – o Eurofighter – precisamos adquirir ou um sistema de medição maior estacionário ou um mais flexível. Portanto, executamos um exercício abrangente de benchmarking cujo resultado foi que o Laser Tracker da Leica Geosystems surgiu claramente como o melhor sistema de medição para nós, baseado tanto na velocidade e na relação custo x benefício. Atualmente, possuímos três Trackers laser LTD500 da Leica, e quatro adicionais do mais perfeito e atual sistema da Leica Geosystems, o Laser Tracker modelo LTD800, sento utilizados em Bremen...

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